Você está convidado para a festa

( Mateus 25:1-13 NTLH )

Um dos momentos mais esperados na vida de uma pessoa, sem dúvidas é a cerimônia de casamento. Os noivos pensam em cada detalhe da decoração, e olha que é bastante coisa e muita opção de tudo. Não bastasse isso, pensam em quem irão convidar para o casamento. Toda essa preparação requer tempo, dinheiro e paciência para os noivos, que com certeza aguardaram com muita expectativa esse grande dia.

Em contrapartida, os convidados também acabam assumindo alguns compromissos. Eles se comprometem em estar presentes, em preparar algum presente, ir vestidos de uma maneira que venha honrar a cerimônia e por isso também ficam na expectativa  do grande dia, afinal quem é convidado para um casamento realmente é muito importante.

A parábola das Dez virgens é uma das parábolas mais conhecidas entre os cristãos, e ao longo dos anos grandes teólogos interpretaram ela com alguns aspectos diferentes, pois uns alegam que está falando sobre judeus e outros de cristãos. Independente disso, vemos claramente Jesus usando a figura de um casamento judaico para avisar que quando Ele irá separar os bons dos maus, assunto que já tinha sido abortado no final de Mateus 24.

 

1. Todas estão convidadas. Jesus está falando diretamente de alguém que foi convidado a participar da cerimônia, e que entre eles existem aqueles que se dedicam e existem aqueles que são inconsequentes. Muitas pessoas não querem assumir responsabilidades, não medem seus atos ou a falta deles, causando grandes consequências nas suas vidas e de outros. As Dez moças virgens são uma figura da pureza e sem a qual ninguém verá a Deus. “Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus” ( Mateus 5:8 ).

 

2. Faça o seu melhor. Levar óleo reserva seria muito trabalho na opinião da metade das moças. Afinal todos podiam ver que elas carregavam a lamparina em uma das mãos. Talvez elas até olhavam para as outras cinco que provavelmente carregavam em uma mão a lamparina  e na outra o jarro com óleo reserva cuidando para que não quebrasse,  e as ridicularizavam pelo seu exagero. O óleo na bíblia significa Espírito Santo. Dar nosso melhor está além do que as pessoas podem ver, hoje muitas pessoas não querem se esforçar mais e quando veem alguém se esforçando tentam abafar o zelo e empenho dos outros. Quanto pensam ter o suficiente de Deus em suas vidas? Lembre-se que não foi o cansaço que as tirou da festa mas sim a falta de óleo. “Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto” ( Isaías 55:6 ).

 

3. Acorde e veja sua situação. Elas ouviram o grito de alguém falando que o noivo estava chegando e acordaram. Então elas perceberam que suas lamparinas estavam apagando. Elas ficaram desesperadas pois não havia mais tempo para comprar mais óleo, já era meia noite. Elas tiveram que sair para comprar óleo a meia noite e claro que não encontrariam. Muitas pessoas não estão vendo sua situação, elas não enxergam mais o pecado, não percebem que estão afastadas de Deus ou que a “chama” do amor está apagando. Perder Deus é pior do que nunca ter Deus. O maior cego é aquele que não quer enxergar, são aquelas pessoas que sabem que precisam tomar uma decisão mas não tomam, ficam deixando para depois e nunca mudam de vida. “Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver” ( Apocalipse 3:18 ).

 

4. Não fique de fora. O noivo chegou e quem estava pronto entrou com ele. Com certeza em uma festa de casamento os noivos querem que todos seus convidados se preparem para o dia, entrem e participem. Ninguém deixa para ir atrás dos preparativos do casamento no dia do casamento. Só quem chegou atrasado na escola, no trabalho ou em uma consulta sabe que às vezes o preço pode ser alto. O problema das pessoas é que até em compromissos agendados elas não conseguem estar preparadas e chegar no horário. Se elas têm a capacidade de se atrasar em compromissos agendados, como conseguiram estar preparados em compromissos que não tem agenda. Como conseguiram estar preparadas para a volta de Jesus se não sabem quando Ele vem. Quem não estiver preparado não vai entrar, vai ficar do lado de fora e ainda vai ouvir Jesus dizer: “eu não sei quem são vocês”. Fique atento, isso ainda é só um alerta. Mas em breve será uma realidade. “E Jesus terminou, dizendo: — Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora” (Mateus 125:13).


 

Assista o culto completo

https://www.youtube.com/watch?v=8Rm_ZzUJfqM


 

Baixe a
apresentação